Torcicolo Muscular Congênito: a alteração estrutural mais comum nos nenéns
- Talita Oliveira de Paula

- 23 de set.
- 1 min de leitura

As disfunções cervicais são comuns nos nenéns porque existe no neném grande instabilidade nessa região. Essa falta de estabilidade pode ser explicada pela estrutura das primeiras vértebras cervicais, pela frouxidão dos ligamentos (estão ainda se desenvolvendo), e pela ineficiência muscular, uma vez que dentro do útero o neném ainda não se move contra a ação da gravidade.
Dependendo de como esse neném ficou durante a gestação ou como foi o seu processo de parto, a região cervical pode ser afetada e cursar com o torcicolo.
O torcicolo nada mais é que uma alteração postural da cervical, ou seja, uma alteração de mobilidade evidenciada pela dificuldade de rodar o pescoço e/ou por uma alteração posicional como a cabeça mais inclinada em um dos lados.
É esperado que o neném, a partir das 2 semanas, já seja capaz de virar o pescoço para os dois lados. Quando isso não ocorre, pode ser sinal dessa disfunção e você deve buscar tratamento.
A alteração se inicia no pescoço, mas como o controle de todo o corpo está nessa região, o corpo em resposta e de forma compensatória vai se alterando também.

Por isso, é tão importante buscar ajuda ao primeiro sinal!




Comentários